sábado, 14 de agosto de 2010

A primeira guerra da humanidade

A primeira guerra de que se tem registro histórico ocorreu por volta de 2525 a.C. no que foi o berço da civilização, a Suméria, no sudeste do atual território iraquiano, mais especificamente na cidade-estado de Lagash, contra a cidade vizinha de Umma. “Provavelmente, as mais antigas batalhas sobre as quais temos evidências claras são relacionadas ao estado de Lagash", diz o historiador John Baines, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Mapa da antiga Babilónia


No século 19 foi encontra nas ruínas da recém-descoberta Lagash uma placa de pedra conhecida como "Estela dos Abutres". Era apenas um fragmento de um monumento muito maior, erguido em homenagem ao líder Eannatum. Na estela é possível observar relevos mostrando várias cenas da guerra Umma. O nome da estela deriva do fato de a mesma possuir entalhes que mostram os soldados inimigos mortos sendo devorados por abutres. Hoje, essa relíquia histórica está abrigada no Museu do Louvre, em Paris.

Assim como assinalei no post “Guerra e Paz” a razão deste conflito foi o mesmo de sempre, rivalidade pelo domínio econômico (a região possuía reservas de madeira, um recurso escasso e valioso, além de cobre e estanho, minérios necessários para produzir o bronze usado em armas e ferramentas agrícolas). Também era importante a questão, territorial e política, uma vez que a Suméria uma das regiões mais populosas naquele período e havia uma intensa disputa por terras aráveis ou acesso à água.

A humanidade dava seus primeiros passos em direção a uma sociedade hierarquizada e urbana, com exércitos treinados e profissionais, ao invés de caçadores. Também era o início de uma dinastia real e do estabelecimento de uma casta sacerdotal que viria se tornar o balizador das relações entre os súditos e os governantes.

Estela dos Abutres - comemora a vitória militar da cidade
de Lagash sobre a cidade de Umma, Museu do Louvre.

Algumas características deste conflito, surpreendentes para o período, são:

  • A utilização de carros de combate puxados por animais de carga, provavelmente usados para atropelar o inimigo e provocar o pânico e a fuga das tropas oponentes.
  • Há indícios de tropas organizadas, com uniformes de batalha e armamento relativamente padronizado.
  • Algum armamentos utilizados derivavam claramente de ferramentas agrícolas da época, como a foice de batalha, cuja lâmina era afiada em ambos os lados.
  • Foi provavelmente a primeira batalha em que foram utilizadas técnicas de combate em equipe e estratégia militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário