quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Obeliscos lunares

Em mais um capítulo sobre os mistérios da natureza, encontramos um interessante fato, sugestivo da presença extraterrestre no espaço. Trata-se das chamadas 'Torres de Blair'.
 
A sonda aí ao lado, chamada Lunar Orbiter 2 foi lançada pelos EUA no dia 6/11/1966; foi a segunda de uma série de 5 sondas idênticas, cuja finalidade principal era efetuar ampla cartografia do nosso satélite, para facilitar a busca dos sítios ideais de pouso das futuras missões Apollo (que pousariam na Lua a partir de 1969). Pesava 385,6 Kg e sua missão durou 339 dias, ao fim dos quais chocou-se contra a superfície lunar em 11/10/1967. Realizou 2.346 órbitas, num ângulo de 11º, com distância mínima de 52 km e máxima de 1.850 km. Retornou um total de 609 fotografias de alta resolução e 208 de média resolução.

No dia 20/11/1966, ela transmitiu a foto de nº LO2-61H3, tirada a 47 km de altitude, quando sobrevoava a borda ocidental do Mar da Tranquilidade (coordenadas 15,5º L e 5,1º N).


                
A foto acima, mostra uma série de 8 estruturas alongadas, semelhantes a obeliscos, numeradas para melhor visualização. A maior das estruturas (nº 5) mostra uma sombra com 110 m de comprimento; como o Sol encontrava-se a 10,9053º sobre o horizonte, um simples cálculo (comprimento da sombra multiplicado pela tangente do ângulo solar) permite deduzir uma altura de 21,1 m para o obelisco. Há uma incerteza com relação à altura, pela incerteza com relação, principalmente, ao correto comprimento das sombras. Deve-se levar em conta as irregularidades do relevo, bem como a curvatura da superfície lunar. Passaram a ser conhecidas como "Torres de Blair", por causa da profunda pesquisa realizada pelo especialista do Instituto de Biotecnologia da Boeing, William Blair. São artificiais tais estruturas? 


A natureza não é pródiga a ponto de erigir obeliscos! Não se conhece nenhum fenômeno geológico, vulcânico ou não, capaz de tal proeza. Seriam restos deixados por alguma humanidade ou colonos temporários que há muito deixaram a Lua?
  

Que cada um tire sua conclusões. Apenas ressalto que essas "Torres de Blair" constituem apenas uma das muitas estruturas estranhas fotografas por sondas americanas e russas, bem como pelas missões tripuladas do Programa Apollo. Existem outros obeliscos em outros locais, pontes, pirâmides, aparentes ruínas, sem falar em marcas no solo deixadas por veículos não humanos, etc., etc. Certamente não estamos sozinhos neste imenso Universo.


Por Marcelo  Valdi Regis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário