sexta-feira, 19 de março de 2010

Fatos históricos de 20 março


1941 O escritor Monteiro Lobato foi preso por criticar, em uma carta, as torturas praticadas pelo Estado Novo. Ele cumpriu 3 meses dos 6 a que fora condenado.
O homem que revolucionou a indústria editorial no país, fixou-se na memória e no coração dos brasileiros graças ao conjunto de sua obra literária, voltada para crianças, jovens e adultos.
1662 Promulgação da lei proibindo a escravidão dos índios. 1727 Morte de Isaac Newton, matemático, astrônomo e físico. Lei da Gravitação Universal.
1816 Morte de D. Maria I, rainha de Portugal. 1953 Morreu o escritor Graciliano Ramos, autor de Memórias do Cárcere, um registro sobre o Estado Novo.
1969 Foi fundada da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no lugar do Departamento de Correios e Telégrafos. 1969 O beatle John Lennon se casou com a artista plástica japonesa Yoko Ono.
1987 Os Estados Unidos aprovaram a venda do AZT, droga que prolonga a vida dos portadores do vírus HIV. 1992 Morreu a arquiteta Lina Bo Bardi, autora dos projetos arquitetônicos do Masp e do Sesc Pompéia.
2001 A P-36, maior plataforma de petróleo do mundo, afundou levando os corpos de 9 dos 11 mortos nas três explosões. 2008 A Câmara de Vereadores de Pelotas, no Rio Grande do Sul, cassa o mandato do vereador Cláudio Insaurriaga (PV), o Cururu. Os parlamentares entendem que ele faltou com o decoro parlamentar ao subir à tribuna da Casa com uma coroa de espinhos e realizar um suposto exorcismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário